Skip to content

joomla

Narrow screen resolution Wide screen resolution Increase font size Decrease font size Default font size
Início
CIRCUITO CULTURAL LUSÓFONO EM VITÓRIA DA CONQUISTA PDF Imprimir e-mail

Circuito Cultural Lusófono

A programação de Setembro do Circuito Cultural Lusófono decorre nos dias 21 a 23  na cidade de Vitória da Conquista, Bahia. Esta etapa do CCL é realizada pela Etnia - Cultura e Desenvolvimento em parceria com a Fundação Casa dos Carneiros e com apoios de vários entidades locais. Integra actividades de teatro, fotografia, conferências, cinema e música.

 

O Circuito Cultural Lusófono é um programa que visa promover a divulgação e as trocas culturais entre países e comunidades de língua portuguesa no mundo. Está atualmente em execução no Brasil, em Portugal e em Cabo Verde. Surge na sequência de vários projectos de intercâmbio que temos vindo a desenvolver nos últimos anos, em colaboração com diversos parceiros, e pretende constituir um instrumento eficaz e continuado de garantia de trabalho e de dignificação de criadores e agentes socioculturais lusófonos.

Após várias e bem-sucedidas experiências em outros estados do Brasil, onde – manda a verdade que se diga – o programa tem sido recebido de forma ímpar, temos agora o prazer muito especial de apresentar o CCL no Sudoeste da Bahia, mais exatamente em Vitória da Conquista, após uma longa e muitas vezes difícil caminhada.

Para nós, a chegada do Circuito Cultural Lusófono a Vitória da Conquista teria sempre, em qualquer contexto ou ocasião, um significado muito especial. Por um lado, porque a cidade está há muito no nosso imaginário devido à memória da figura e da obra de Glauber Rocha, que esteve muito ligado a Portugal numa época particularmente conturbada da sua vida e da história luso-brasileira, e por outro porque a ETNIA vem desde há quase uma década mantendo relações de cooperação com pessoas e entidades locais, primeiro através da participação da Prefeitura local nos Encontros Luso-Brasileiros que promovemos em Portugal em 2001, depois também através do nosso envolvimento ativo nas duas únicas apresentações de Elomar no nosso país (que não as últimas, esperamos!) e finalmente da nossa parceria com a Fundação  Casa dos Carneiros, de que o CCL é o primeiro – e significativo - ato visível.

Esta ação ganha no entanto um significado ainda maior, diríamos mesmo um caráter exemplar, porque foi em Vitória da Conquista que foi possível pela primeira vez alicerçar a realização do CCL não num acordo pontual ou unilateral com uma instituição mas sim na montagem de uma Parceria Regional com participação de distintos atores da vida cultural, socioeconómica e educativa da cidade e da região, irmanados numa convicção e num objetivo comuns de verdadeira cidadania lusófona, intercultural, universalista.

E porque com palavras de um poeta iniciámos este texto, permita-se-nos que com as de outro o terminemos:

“Uma Língua e muitas culturas. É essa a nossa riqueza. Somos diferentes na mesma língua. Uma língua onde há uma música de fundo comum, o mar. O mar dos nossos encontros, desencontros e reencontros. Mar de uma língua e diferentes culturas. Viagem de nós para nós. Viagem de nós para o mundo”.

Manuel Alegre, poeta português

Mário Alves

Presidente da Associação ETNIA - Cultura e Desenvolvimento

 

 

PROGRAMAÇÃO:

Programa CCL

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Redes e Parcerias