Skip to content

joomla

Narrow screen resolution Wide screen resolution Increase font size Decrease font size Default font size
Início
LAURO MOREIRA NA CIDADE VELHA: A POESIA NO INÍCIO DO CIRCUITO CULTURAL LUSÓFONO EM CABO VERDE PDF Imprimir e-mail

Lauro MoreiraO recital “Vozes Poéticas da Lusofonia"  (21h, Convento de S. Francisco) é o ponto alto da visita à Cidade Velha que  o  diplomata brasileiro Lauro Moreira, que actualmente chefia  a Missão Diplomática do Brasil junto da CPLP, em Lisboa, faz no próximo dia 15 de Julho.  A iniciativa, concebida conjuntamente pela Câmara Municipal local, pela ETNIA e pela Missão, com o apoio do Centro de Estudos Brasileiros em Cabo Verde, marca de forma simbólica e extremamente feliz a chegada do Circuito Cultural Lusófono a Cabo Verde.

O embaixador Lauro Moreira está desde sempre ligado ás artes e tem imprimido um forte cariz cultural á acção da Missão que dirige, a exemplo do que tem sido seu timbre em todos os países onde exerceu funções.

Entre os inúmeros projectos artísticos a que esteve ou está ligado, dois merecem especial destaque - o grupo musical “Solo Brasil” - que estará na Cidade Velha em Novembro próximo, também no âmbito do Circuito Cultural Lusófono - e o recital “Manoel Bandeira, o poeta em Botafogo”. Com o primeiro, uma iniciativa do departamento cultural do Ministério das Relações Exteriores do Brasil para divulgação internacional da música brasileira, concebeu e coordenou o espectáculo “Uma Viagem Através da Músico do Brasil”, apresentado em diversos países e mais tarde registado em CD. Com o segundo, desenvolvido em 2005 a partir da edição em CD de um conjunto de poemas ditos pelo poeta, gravados numa velha bobina pelo próprio Lauro e preciosamente guardados pelo diplomata durante muitos anos, efectuou diversas apresentações tanto no Brasil como no exterior, dizendo ele próprio os poemas de Bandeira, acompanhado ao piano por Sónia Vieira.Lauro Moreira já colaborou com a Etnia em várias ocasiões. O seu interesse e a sua disponibilidade regulares relativamente ao trabalho que temos desenvolvido na área da Lusofonia são-nos muito gratificantes.

Amigo e admirador assumido de Cabo Verde, tem especial predilecção pela obra de alguns dos seus poetas, como Corsino Fortes ou Jorge Barbosa. A possibilidade de iniciarmos o Circuito Cultural Lusófono no arquipélago crioulo com este recital  de poesia lusófona assume um cariz extremamente simbólico, que muito nos honra.  

O interesse e compromisso de Lauro Moreira com as artes indicia na verdade uma linha de coerência de percurso pessoal, de convicções e de afirmação da importância da cultura enquanto elemento central da diplomacia e do relacionamento entre os povos, que não pode deixar de ser aplaudida fortemente. E que se quer replicada.

 

PROGRAMA DA VISITA DO EMBAIXADOR LAURO MOREIRA À CIDADE VELHA

  •  11 horas: Chegada à Cidade Velha, recepção na Câmara Municipal. Encontro Embaixador com o Presidente da Câmara Municipal, Manuel de Pina.
  •  12 horas: Assinatura do Livro de Honra da Cidade Velha pelo Embaixador Lauro Moreira, seguido de encontro com os jornalistas.
  •  13 horas: Almoço na Cidade Velha oferecido pelo Presidente da Câmara Municipal.
  •  15 horas: Visita do Embaixador aos Monumentos da Cidade Velha
  •  18 horas: Encontro do Embaixador com escritores e intelectuais cabo-verdianos no espaço Nos Orige
  •  20 horas: Jantar privado do Presidente da Câmara com o Embaixador
  •  21 horas: no espaço do Pelourinho - Sarau “Vozes Poéticas da Lusofonia”, poesia dita pelo Embaixador Lauro Moreira, antecedido por um espectáculo de música tradicional cabo-verdiana (batuku). Chegada do Embaixador anunciada pelo som de búzios e de tambores.

 

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Redes e Parcerias