Skip to content

joomla

Narrow screen resolution Wide screen resolution Increase font size Decrease font size Default font size
Início
PROJECTO READI - INTEGRAÇÃO PROFISSIONAL DE IMIGRANTES COM NÍVEIS MÉDIOS E ELEVADOS DE QUALIFICAÇÃO PDF Imprimir e-mail

No âmbito do Fundo Europeu para a Integração de cidadãos de países terceiros na sociedades europeias, estão em desenvolvimento várias acções que têm como objectivo geral apoiar processos de integração de imigrantes de forma positiva. O projecto READI For Immigrants (Reconhecimento, Empregabilidade, Avaliação, Diversidade e Integração para Imigrantes) representa uma dessas acções. É um projecto de pesquisa e de apresentação de soluções para  colmatar  as dificuldades associadas com o reconhecimento formal das qualificações profissionais, desenvolvendo formas mais flexíveis de prevenção de desperdícios intelectuais, orientadas para a igualdade de oportunidades.

As soluções a apresentar são destinadas a imigrantes de primeira geração, à procura de emprego, com níveis médios e elevados de escolaridade, com formação profissional e com experiência profissional de pelo menos 5 anos numa determinada área. Serão também envolvidos na pesquisa empregadores, agências de emprego e outros organismos com informações relevantes nesta área.

O projecto envolve um grupo de trabalho transnacional para reunir e trocar informações sobre os sistemas existentes e os procedimentos para o reconhecimento de habilitações estrangeiras, a fim de elaborar recomendações para facilitar a integração. A parceria é composta por organizações de  6 países europeus (Alemanha, Itália, Irlanda, Grécia, Portugal e Reino Unido). 

A ETNIA foi convidada pela ANOP para fazer  parte da  parceria portuguesa que envolve ainda  outras entidades (APEA, INDE e APPC). A coordenação administrativa do projecto em Portugal é assegurada pela APEA – Associação Portuguesa para o Emprego Apoiado. A participação da ETNIA neste projecto é coordenada por Vera Rocha.

Adaptado do site do site www.anop.pt

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Redes e Parcerias