Skip to content

joomla

Narrow screen resolution Wide screen resolution Increase font size Decrease font size Default font size
Início
OUTRO EMPREGO É POSSÍVEL PDF Imprimir e-mail

Oficina de Projecto ETNIA e ANOP testam soluções solidárias de combate à crise

Começam a 19 de Fevereiro no Centro Interculturacidade , em Lisboa, as Oficinas de Projecto promovidas conjuntamente pela Etnia e pela Anop . A iniciativa, que terá periodicidade quinzenal e é inteiramente gratuita, procura viabilizar alternativas inovadoras de emprego no 3º sector, nomeadamente na área cultural.

As Oficinas de Projecto são uma metodologia de fomento da cidadania activa,  de autoria da ANOP ,  que tem vindo a ser aplicada com êxito assinalável no Norte do país. Funcionam como um facilitador de soluções de empreendedorismo e emprego inclusivo, quer através da identificação de possibilidades concretas quer do acompanhamento dos processos daí resultantes. 

Embora  aberta a todas as pessoas e organizações interessadas, a Oficina de Projecto que agora se inicia no Centro InterculturaCidade procurará ter uma atenção muito especial às comunidades migrantes, tendo em conta  as características da zona da cidade em que terá lugar e a natureza e objectivos da estrutura que a acolhe.

A ANOP (Associação Nacional de Oficinas de Projecto) está sediada em Santa Maria da Feira e comemora em 2009 o seu 10º aniversário. Entre os seus objectivos fundamentais contam-se a promoção da iniciativa local, empresarial e profissional e a dinamização de novas soluções de Educação e Formação de Adultos, incentivando a inovação nas relações de parceria interinstitucional e de solidariedade.

Com esta acção inicia-se também a parceria recentemente estabelecida entre a ETNIA e a ANOP com vista ao desenvolvimento de projectos conjuntos de cariz sociocultural e de cooperação descentralizada. Trata-se de um acordo resultante de contactos estabelecidos no âmbito da Iniciativa Comunitária Equal, a que as duas associações estiveram ligadas nos últimos anos.

Na Etnia, entendemos que a cultura deve ser vista como instrumento poderoso de desenvolvimento local e não como sinónimo de lazer ou superficialidade. Acreditamos que o sector cultural possui um elevado potencial económico, gera emprego e pode contribuir de forma significativa para a inclusão e a coesão social. Por isso, a circunstância de que a parceria com a ANOP tenha como primeira realização uma acção desta natureza assume a nosso ver um significado profundamente simbólico.

HORÁRIO E ESTRUTURA DAS PRIMEIRAS OFICINAS

19 DE FEVEREIRO
16h 30  - 18h: Oficina de Projecto
18h - 19h: Sessão pública

26 DE FEVEREIRO

16h  - 17h 30m: Oficina de Projecto
17h 30m - 19h: Sessão pública

13 DE MARÇO
17h - 18h 30m: Oficina de projecto
18h30 - 20h: Sessão pública

Local de realização: Centro InterculturaCidade - Rua dos Poiais de S. Bento, 73 A - 1200-346 Lisboa

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Redes e Parcerias